O último episódio da primeira temporada do Conexão Sergipe foi ao ar neste domingo (28), pela TV Atalaia, encerrando um ciclo marcado pelo diálogo, pela valorização das raízes sergipanas e pela aproximação entre a população e os principais temas do estado. O programa foi apresentado pelo presidente estadual do União Brasil em Sergipe e pré-candidato ao Senado, André Moura, ao lado da deputada federal Yandra Moura, que retomou sua participação no episódio de encerramento após o nascimento do filho, José.
Exibido aos domingos, às 8h30, o Conexão Sergipe nasceu a partir do programa Geração Y, apresentado por Yandra Moura, e ganhou uma nova identidade quando André assumiu a apresentação no início deste ano. Durante seis meses e 21 episódios, a proposta foi levar a voz das ruas para o centro das discussões, abordando temas ligados ao desenvolvimento de Sergipe.
Ao longo da temporada, o programa debateu assuntos como agronegócio, saúde, educação, empreendedorismo, turismo, proteção animal, economia criativa, inclusão, políticas públicas para as mulheres e desenvolvimento regional. Entre os convidados estiveram gestores públicos, especialistas, representantes da sociedade civil e lideranças de diferentes setores.
Na área da saúde, foram debatidos temas como a valorização dos agentes comunitários e de combate às endemias, discussão que, segundo Yandra Moura, resultou na apresentação de projetos de lei na Câmara dos Deputados. O programa também abordou o combate ao feminicídio, educação inclusiva, empreendedorismo feminino e os avanços econômicos de Sergipe, como a conquista da nota Capag A pelo Estado.
No episódio de encerramento, a conversa teve um tom mais pessoal. André e Yandra falaram sobre família, comunicação e o legado deixado pelos comunicadores Reinaldo Moura e Victor Amaral, destacando o amor por Sergipe como um valor transmitido entre gerações. “Independentemente da profissão que José escolher no futuro, o que eu peço a Deus é que ele ame Sergipe”, afirmou Yandra Moura.
O encerramento da temporada ocorre em cumprimento à legislação eleitoral, que impede pré-candidatos de apresentarem programas de rádio e televisão no período que antecede as eleições. Ao agradecer ao público, André Moura destacou a receptividade dos telespectadores ao longo dos últimos meses e o espaço criado para discutir as demandas dos sergipanos.
Em sua primeira temporada, o Conexão Sergipe consolidou-se como um espaço de diálogo, prestação de informações e valorização das potencialidades do estado, fortalecendo a conexão entre os temas que impactam a vida da população e o debate público.