André Moura defende policlínicas regionais para o interior sergipano

Pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026, André Moura reafirma seu compromisso com o fortalecimento da saúde pública em Sergipe. Ao longo de sua trajetória política, o ex-deputado federal e ex-líder do Governo no Congresso teve como uma de suas principais marcas a articulação institucional em Brasília para garantir recursos federais destinados à ampliação da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Segundo André, mais de R$ 2,5 bilhões foram viabilizados para Sergipe ao longo de sua atuação pública, contribuindo para o fortalecimento de hospitais, unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Apaes e programas de atenção básica.

“A saúde pública deve ser tratada não apenas como uma política de infraestrutura, mas como uma política de cuidado e de gestão eficiente. O fortalecimento da atenção básica, a ampliação do acesso aos serviços especializados, a redução das filas para consultas, exames e cirurgias e o apoio às instituições filantrópicas que atuam em parceria com o SUS são prioridades que precisam avançar”, afirmou o presidente estadual do União Brasil.

Policlínicas regionais no interior

Durante a pré-campanha ao Senado, André Moura tem defendido a implantação de policlínicas regionais como alternativa para ampliar e descentralizar o atendimento especializado no interior do estado.

“Quero levar para Sergipe uma experiência exitosa que acompanhei de perto durante minha atuação no Governo do Rio de Janeiro. As policlínicas regionais podem fortalecer a rede de saúde do interior, oferecendo mais especialidades, exames e resolutividade para a população”, destacou.

Segundo André, o modelo reúne, em uma mesma estrutura, atendimento multidisciplinar, diversas especialidades médicas e exames como ressonância magnética, tomografia e raios X, além de sistemas informatizados que facilitam o agendamento e o acompanhamento dos pacientes.

“O cidadão passa a ter acesso aos serviços mais perto de casa, sem a necessidade de deslocamentos constantes para os grandes centros, reduzindo a pressão sobre os hospitais e melhorando a qualidade do atendimento”, explicou.

Mais investimentos para os municípios

No início deste mês, André Moura participou da assinatura da ordem de serviço para a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zulmira Soares, em Poço Redondo. A obra será realizada com recursos destinados por emenda parlamentar da deputada federal Yandra Moura e reforçará a estrutura de atendimento do município.

André também destaca que, durante seu mandato como deputado federal, destinou R$ 8,5 milhões para Poço Redondo, dos quais R$ 2 milhões foram aplicados diretamente na área da saúde.

“Entendo que o senador deve desempenhar um papel estratégico na defesa de investimentos para o seu estado. Quero utilizar minha experiência e capacidade de articulação para ampliar a participação de Sergipe nos programas federais voltados à saúde e ao desenvolvimento social”, afirmou.

Durante participação no programa Sergipe é Aqui, realizado em Nossa Senhora Aparecida, André lembrou que destinou quase R$ 2 milhões para o município, sendo R$ 948 mil voltados especificamente para o custeio da saúde, aquisição de medicamentos e melhorias nas unidades básicas.

“Sou defensor da ampliação dos investimentos em saúde pública. Se Deus permitir e o povo sergipano me conceder a oportunidade de representá-lo no Senado, trabalharei para garantir mais recursos, mais estrutura e mais qualidade no atendimento aos sergipanos”, concluiu.