ANDRÉ MOURA CONSEGUE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS VOLTADAS AO COMBATE DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO RIO DE JANEIRO
O secretário de Representação do Rio de Janeiro em Brasília, André Moura esteve nesta quarta-feira (17) ao lado da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Fluminense, Fabiana Bentes, em reunião na Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, com a secretária nacional Cristiane Rodrigues Brito, a diretora nacional de Enfrentamento à Violência, Marisa Romão e a diretora de Políticas Sociais da Secretaria, Roberta Monzini.
O encontro foi agendado após audiência que o governador Wilson Witzel e André Moura tiveram com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves para tratar da inauguração, ainda este ano, de duas unidades da Casa da Mulher Brasileira no estado – uma na capital e outra na Baixada Fluminense – com vistas a ampliar o amparo e atendimento oferecido às mulheres.
“Graças ao trabalho sério e de credibilidade realizado pelo governador Witzel à frente do Estado, em parceria com a nossa Secretaria, o Rio será pioneiro no lançamento de várias políticas sociais voltadas para as mulheres”, disse André.
Outro tema conversado na reunião, foi o programa “Salve uma Mulher”, anunciado pela ministra Damares em março, e que será lançado oficialmente no Rio de Janeiro. O projeto tem o objetivo de capacitar profissionais das áreas de beleza, bem-estar, entretenimento e lazer para identificar nas clientes sinais de violência física ou psicológica e, a partir daí , encaminhar essas vítimas para centros de enfrentamento à violência doméstica.
Além disso, a implantação dos projetos “Maria da Penha vai à Escola”, que visa prevenir e coibir a violência contra a mulher desde o período escolar, e o “Qualifica Mulher”, para capacitação de mulheres em diversas áreas de trabalho, também foram discutidos.
AssCom/AM