A sexta-feira (07) foi literalmente produtiva para aqueles que são cadastrados no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A autarquia entregou 98 motocultivadores para serem utilizados exclusivamente em assentamentos e territórios quilombolas. O recurso foi obtido pelo deputado federal André Moura junto ao Governo Federal.
O equipamento serve, principalmente, para o pequeno agricultor familiar trabalhar a terra e prepará-la para o cultivo seguinte e também age no controle de pragas e ervas daninhas intensificando o trabalho do solo. “Mais de mil famílias serão beneficiadas com estas máquinas que facilitarão o trabalho no campo, de sol a sol”, disse o superintendente do Incra, Gilson dos Anjos.
O deputado André Moura explicou que esta foi uma demanda passada pelos próprios assentados durante suas visitas aos acampamentos nos anos de 2017 e 2018. “Muitos assentados e agricultores familiares me procuravam nos assentamentos com esta solicitação. Na primeira oportunidade indiquei o recurso e agora conseguimos entregar. Fico muito feliz de poder cumprir com o meu compromisso”, salientou.
Gilson dos Anjos disse ainda que, por meio de André Moura, até o mês de novembro, o Incra entregou mais de R$ 20 milhões em créditos iniciais a mais de dois mil assentados e quilombolas com recursos viabilizados pelo parlamentar. “Até aquele momento ninguém havia recebido nenhum centavo do que lhe era de direito para incentivo à produtividade no campo”, finalizou.