O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), esteve em Sergipe no sábado (24) e em sua chegada a Aracaju foi recepcionado pelo deputado federal André Moura (PSC-SE) que o levou a reunião com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B-SE), acompanhado do também colega parlamentar Fábio Reis (MDB-SE) e do presidente do parlamento municipal, Nitinho Vitale (PSD-SE).
O tema da reunião foi principalmente o PLC 78/2018, que tramita no Senado e versa sobre a cessão onerosa do pré-sal. A expectativa é de fechamento de um acordo para que estados e municípios também recebam parte dos recursos que serão arrecadados nos leilões, e o Fundo Social do Pré-Sal, que recebe royalties e participações especiais a serem aplicados no desenvolvimento do país.
Na Câmara tramita projeto de lei que altera o Fundo Social do Pré-Sal e abre caminho para transferir recursos para Estados e municípios e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se comprometeu a pautá-lo, na próxima terça-feira (27), entretanto o valor percentual do repasse está em discussão.
Lagarto – Após a reunião na prefeitura, Rodrigo e André seguiram ao município de Lagarto para visita de boas vindas à Câmara ao deputado eleito Gustinho Ribeiro (SD-SE) e, em seguida participaram do almoço oferecido pelo deputado reeleito Fábio Reis na residência de seu pai, ex-prefeito Jerônimo Reis, no povoado Brejo.
Depois do almoço, a comitiva foi ao 16º Potro do Futuro e Campeonato Nacional ABQM de Vaquejada que aconteceu no Parque das Palmeiras. É um evento equestre, com leilões, competições e vem gente de todo o Brasil, pois Lagarto é polo tradicional em Vaquejadas, uma das festas mais populares do Nordeste. Também estavam o governador Belivaldo Chagas (PSD-SE), os parlamentares Fábio Reis, Gustinho Ribeiro e Bosco Costa (deputado federal eleito do PR-SE), prefeito de Ilha das Flores Cristiano Cavalcanti (PSC-SE) vereadores e lideranças da região.
No evento, Maia recebeu uma homenagem da ABQM, entregue pelo empresário Gerado Magela, proprietário do parque, por ter colocado a PEC da Vaquejada em votação, a pedido de André, possibilitando sua aprovação e beneficiando milhares de trabalhadores que vivem em função do esporte.
AssCom/AM
Fotos: Jeff Moura e Elder Santos