A inclusão de todos os munícipios sergipanos na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o projeto de irrigação Jacaré-Curituba, no alto sertão, foram pautas de reunião entre o deputado federal André Moura (PSC) e o presidente do órgão, Antônio Avelino Neiva, na quarta-feira (18), em Brasília. O parlamentar pediu prioridade na tramitação do processo que permite à Codevasf assumir a administração do perímetro irrigado.
André foi o relator da matéria possibilitando a inclusão dos 75 municípios sergipanos no perímetro de trabalho da Codevasf. Para ele, a necessidade de políticas públicas para o melhor aproveitamento dos recursos hídricos e no desenvolvimento econômico e rural é fundamental para ampliar a infraestrutura irrigada e garantir autonomia aos empreendimentos agrícolas na região.
“Precisamos garantir os investimentos em obras de infraestrutura, projetos de irrigação e de aproveitamento racional da água. A ajuda da Codevasf às comunidades rurais, especialmente as afetadas pela seca, é extremamente eficaz, por isso precisamos tanto da empresa”, afirmou André.
Mas a prioridade dos pleitos é que a Codevasf assuma a gestão do Jacaré-Curituba. “A competência do órgão garante melhores condições operacionais aos irrigantes”, declarou o deputado. Além disso, André solicitou ainda a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos que vão ajudar os agricultores a aumentar a produção.
Ao final do encontro, Antônio Avelino acatou todas as solicitações do parlamentar, garantindo que fará todo o possível para viabilizá-las. “Vamos trabalhar para levar o desenvolvimento e solucionar os problemas em Sergipe”, declarou Avelino.
Acompanhamento – Nos próximos dias o presidente da Codevasf deve visitar Sergipe a convite de André Moura para acompanhar as obras de recuperação dos canais de irrigação do Baixo São Francisco.
AssCom/AM
Fotos: Nefy Dias
#SergipeMaisForte #MandatoProdutivo #Codevasf #Sergipe #MaisInvestimento #MaisInclusão #MaisTrabalho #MaisRenda
Links relacionados:
LEI AMPLIA ATUAÇÃO DA CODEVASF
CODEVASF RECEBE MAIS DE R$ 40 MILHÕES
ANDRÉ MOURA QUER CODEVASF GERENCIANDO JACARÉ-CURITUBA EM FAVOR DE PRODUTORES