A tarde desta terça-feira (27) reserva um momento decisivo para milhares de servidores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe e na Bahia. O deputado federal André Moura (PSC-SE) intermediou uma reunião com diretoria da Petrobras e as bancadas federais e os governadores dos respectivos estados Jackson Barreto e Rui Costa, para, de foma conjunta, encontrarem uma solução viável de não fechá-la e manter os empregos e toda a cadeia produtiva gerada.
A Fafen comunicou no último dia 19 argumentando que a Fábrica estava “gerando prejuízos e sendo pouco atrativa no ponto de vista econômico”. No site da Petrobras, as informações são de que a Fafen-SE conta com uma planta de produção de sulfato de amônio com capacidade para produzir até 303 mil toneladas/ano, o que equivale a 80% da importação da região Nordeste.
De acordo com André Moura, o anúncio do fechamento foi totalmente inesperado. “Há 36 anos a Fafen atua em Sergipe, o anúncio foi uma surpresa para todos. Tratei de articular com a Petrobras uma reunião e convidei todos os parlamentares. Vamos buscar soluções para reverter o quadro”, declarou.
A permanência das atividades da Fafen, além de ser essenciais aos estados, é fundamental na manutenção do Agronegócio. Fator que impulsionou o crescimento do Produto Interno Bruto – PIB no ano passado. “Precisamos criar condições de desenvolvimento, não podemos ir na contramão do crescimento. O momento é para somar forças; está em jogo o futuro de várias famílias, mais que econômica é uma questão social”, afirma André Moura.
AssCom/AM
#SergipeMaisForte #Fafen #Economia #Petrobras # Mandato Produtivo
Links relacionados:
ANDRÉ MOURA AVALIA SOLUÇÕES PARA FAFEN
ANDRÉ MOURA REUNIRÁ BANCADA COM TEMER E PETROBRAS PARA TRATAR DA FAFEN