Liderados pela presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica, um grupo de agentes comunitários estiveram, na quarta-feira (07), no gabinete do deputado federal, André Moura (PSC-SE), para solicitar apoio na derrubada de nove vetos presidenciais à Lei 13.595/2018, sancionada no dia 5 de janeiro deste ano e que reformula a carreira dos profissionais da categoria.
De acordo com o que foi apresentado, os vetos são prejudiciais e ameaçam a existência da profissão. Entre os principais pontos foram vetadas a exigência da carga horária de 40 horas semanais, a obrigatoriedade de estados e municípios oferecerem curso técnico aos agentes com carga horária mínima de 1,2 mil horas e a indenização de transporte ao trabalhador para o exercício das atividades.
André afirmou que buscará soluções para as questões apresentadas e tratou ainda de acalmar toda a categoria. “Peço que confiem em mim e me deem alguns dias para que possa tratar desse assunto. Meu compromisso é levar o tema até a Presidência logo após o feriado do Carnaval. Reconheço a importância de todos os agentes comunitários de saúde e trabalharei, como sempre fiz, em prol da categoria. Vamos buscar um texto que seja consensual e agrade a todos os envolvidos”, concluiu.
AssCom/AM
Foto: Nefy Dias
#SergipeMaisForte
#MandatoProdutivo